Salamandra-de-costelas-salientes

Pleurodeles waltl

Com esta saída para o campo, conduzida pelo investigador Vasco Flores Cruz, confirmou-se a existência desta espécie no Parque Natural do Litoral Norte, que já anteriormente tinha sido referida pela investigadora Cátia Matos que havia descoberto larvas da espécie. Esta noite no campo para além de ter possibilitado a observação pela primeira vez de indivíduos adultos, permitiu o registo de 4 populações distintas ao longo do Parque. Estas fotos mostram um indivíduo fotografado em Fão e outro em Belinho, os locais mais a norte do país na sua distribuição geográfica.
Estes registos confirmam que a sua distribuição 
Esta é salamandra é o maior urodelo (anfíbio com cauda) da Península Ibérica, podendo ultrapassar os 30 cm.
O seu nome advém do facto de que quando é ameaçada faz sobressair as suas costelas, perfurando a pele, tentando cravá-las no seu agressor.
De actividade preferencialmente aquática e nocturna, alimenta-se de invertebrados aquáticos e terrestres, tritões e larvas de anfíbios.
Apesar de no norte, nos meses mais frios, poder cessar a sua actividade, nas regiões de clima mais ameno a sua actividade pode manter-se ao longo de todo o ano.

(Fotografado em: 19.03.2011)
Espécie 163