Mainato-ribeirinho

Acridotheres ginginianus















Esta é mais uma das 62 aves exóticas presentes em Portugal, introduzidas de forma voluntária ou não.
Neste caso particular, fotografado em Fão, trata-se do primeiro registo feito em Portugal desta espécie. Este facto deixava-me muito feliz se não se tratasse de uma exótica, sendo assim fico só "satisfeito" por dar a conhecer mais uma invasora.
É originária da Índia mas sabe-se que já invadiu outros países.
Não deixa de ser uma ave muito bonita e que pelo que observei se alimenta principalmente de insectos,pois passa a maior parte do dia em cima do gado caçando as moscas. Os frutos e sementes também fazem parte da sua dieta, apesar de tal como os seus primos Mainato-comum e Mainato-de-crista (este último também já observado em Fão há uns anos) não ser muito exigente na alimentação, que também procura em lixeiras.
No campo é difícil distinguir o sexo dos indivíduos.
Não vou considerar esta uma nova espécie no Estuário do Cávado pelas razões que apontei.
Fica o registo da sua presença e o facto de ser o primeiro em Portugal.
O nome comum, Mainato-ribeirinho, foi traduzido do Francês e do Castelhano, pois não havia registo desta espécie em Portugal. De qualquer forma, pelo que investiguei, é uma espécie que tem como habitat preferencial as zonas ribeirinhas.
Agradeço ao Rafael Matias, biólogo e co-autor do livro recentemente lançado, "Aves de Portugal, ornitologia do território nacional", da Assírio & Alvim, já considerada a bíblia da ornitologia de Portugal.